Baixo Desempenho a Matemática: Intervenção, Videojogo e Inclusão (1ª ed)
13 a 27 Janeiro 2024
O curso Baixo Desempenho a Matemática: Intervenção, Videojogo e Inclusão, realizado em sala virtual (aulas síncronas), decorrerá entre os dias 13 a 27 Janeiro 2024 e tem a duração de 16 horas (12 horas em aulas síncronas e 4 horas assíncronas).
Este curso pretende ajudar profissionais na área educativa a utilizar um videojogo que se encontra em acesso aberto no âmbito do projeto “GBL4deaf – Videojogos Educativos Acessíveis a Surdos”. O videojogo “Planeta em Perigo – Uma Aventura Espacial” é um recurso pedagógico inclusivo para estimular competências aritméticas e geométricas em crianças surdas e ouvintes com baixo rendimento a Matemática. Esta formação procura fornecer aos formandos um quadro de referência teórico e prático em aprendizagem baseada em jogos e preparar os formandos para adquirir competências que lhes permitam utilizar o videojogo como uma ferramenta pedagógica no ensino e aprendizagem da matemática em crianças e jovens com ou sem necessidades educativas.
Destinatários: Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário, Psicólogos e Membros Estagiários da Ordem dos Psicólogos, Técnicos em Educação Especial e outras áreas da educação e saúde.
Formadoras: Professora Doutora Lília Marcelino e Dra. Susana Maurício
Este curso decorrerá entre os dias 13 a 27 Janeiro 2024 e tem uma duração de 12 horas de aulas síncronas (aulas em sala virtual, via ZOOM) e 4 horas de aulas assíncronas (período de estudo autónomo; tempo de jogo e guião de atividades), num total de 16 horas. A calendarização das aulas síncronas (12 horas) é a seguinte:
13 Janeiro 2024 (sábado) — 9h30 às 13h30
20 Janeiro 2024 (sábado) — 9h30 às 13h30
27 Janeiro 2024 (sábado) — 9h30 às 13h30
As aulas decorrerão em Sala Virtual através do ZOOM. O limite de faltas é de 20% da carga horária, ultrapassado este limite o curso não fica concluído. As faltas justificadas não são contabilizadas para este limite.
1. VIDEOJOGOS E APRENDIZAGEM
— Princípios reguladores da aprendizagem baseada em jogos (game-based learning)
— Conteúdos matemáticos integrados na jogabilidade
— Conteúdos matemáticos em articulação com o Programa e Metas Curriculares da Matemática do Ensino Básico
2. VIDEOJOGO NA INTERVENÇÃO NAS COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS
— Tutorial, ambiente de jogo, estrutura do jogo, desafios e níveis de dificuldade, recursos, feedback e gratificações
— Conteúdos matemáticos integrados na jogabilidade por desafio de jogo
— Comportamento de jogo por desafio e nível de dificuldade: lúdico e educativo
No final da formação os formandos deverão ser capazes de:
— Adquirir conhecimentos em aprendizagem baseada em jogos;
— Articular as metas curriculares do Ensino Básico com os conteúdos matemáticos integrados na jogabilidade;
— Adquirir competências para utilizar um videojogo como um recurso pedagógico na aprendizagem da matemática.
Este curso tem por destinatários Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário, Psicólogos e Membros Estagiários da Ordem dos Psicólogos, Técnicos em Educação Especial e outras áreas da educação e saúde.
Os formandos deverão aceder à sala virtual nos dias e horas em que as aulas síncronas se encontram calendarizadas.
As aulas são realizadas através do ZOOM. Os formandos deverão, atempadamente, instalar a aplicação do ZOOM no computador e criarem o registo (apenas nas situações em que ainda não têm uma conta ou o ZOOM instalado no computador). O download e registo do ZOOM é efetuado em https://zoom.us/. Durante as aulas os formandos deverão ter a câmara ativa, de modo a permitir uma maior interação e “proximidade” entre os participantes na sala virtual.
As instruções para o acesso à sala virtual através do ZOOM ficarão disponíveis nesta página assim que proceder à inscrição/pagamento no curso (no link “Acesso à Sala Virtual e Documentos” que irá encontrar mais abaixo) e também serão enviadas por email alguns dias antes do início do curso.
Para além das aulas em sala virtual, os formandos têm ainda acesso a um manual em PDF, a artigos científicos de suporte dos temas leccionados e a vídeos, materiais e/ou outros documentos que possam ser úteis.
Consulte a nossa FAQ para obter mais informações.
No final do curso, os formandos deverão apresentar um guião de atividades tendo o videojogo como um recurso pedagógico.
A classificação final do curso é expressa numa escala de 0 a 20 valores, em que o guião de atividades (com ou sem estudo de caso) tem uma ponderação de 70%. A participação/assiduidade tem uma ponderação de 30% (participação ativa individual). A participação ativa diz respeito à interação com o videojogo em tempo real nas sessões síncronas.
Após o término do curso, os formandos terão 15 dias para entregar o guião de atividades e após a devida classificação pelas formadoras irão obter o Certificado da Formação.
Professora Doutora Lília Marcelino
Doutorada em Educação e Licenciada em Psicologia pela Universidade Lusófona. Investigadora integrada no CICANT/Universidade Lusófona em Aprendizagem da Matemática e Aprendizagem baseada em Jogos. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, membro da American Psychology Association (APA) e membro da Mathematical Cognition and Learning Society. Atualmente, mantém as funções como diretora do Núcleo da Discalculia – Apoio Psicopedagógico e Formação e é docente universitária no Instituto da Educação – Universidade Lusófona e Instituto Politécnico da Lusofonia em licenciaturas e mestrados em Ciências da Educação e Ensino Básico.
Dra. Susana Maurício
Frequência universitária na licenciatura em Educação pela Universidade Aberta (UAb). Representante do Conselho Pedagógico da UAb na Comissão de Acompanhamento a Alunos com Necessidades Educativas Especiais. Responsável pedagógica pelo desenvolvimento curricular do 1º ciclo em ensino doméstico de aluno surdo, em regime bilíngue (Língua Gestual Portuguesa/Português Língua Segunda). Membro da direção da Associação Portuguesa de Surdos.