Discalculia e Baixo Desempenho em Matemática (1ª ed)
8 a 29 Janeiro 2022
O curso Discalculia e Baixo Desempenho em Matemática: Da identificação à intervenção (1ª edição), realizado em sala virtual (aulas síncronas), decorrerá entre os dias 8 a 29 Janeiro 2022 e tem a duração de 20 horas (16 horas em aulas síncronas e 4 horas assíncronas).
Este curso pretende proporcionar a profissionais na área educativa e da saúde um quadro de referência teórico e prático na identificação, avaliação e intervenção nas Dificuldades na Aprendizagem da Matemática, na perspetiva das neurociências cognitivas, psicologia e educação matemática. Este curso procura, acima de tudo, preparar os formandos a adquirir competências que lhes permitam identificar atempadamente crianças em risco de terem dificuldades futuras na matemática, avaliar e intervir em crianças/jovens com dificuldades na aprendizagem da matemática com diferentes graus de severidade que vão desde o baixo desempenho a matemática à Discalculia Desenvolvimental.
Destinatários: Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário, Psicólogos e Membros Estagiários da Ordem dos Psicólogos, Técnicos em Educação Especial e outras áreas da educação e saúde.
Formadora: Professora Doutora Lília Marcelino
Este curso decorrerá entre os dias 8 a 29 Janeiro 2022 e tem uma duração de 16 horas de aulas síncronas (aulas em sala virtual, via ZOOM) e 4 horas de aulas assíncronas (período de estudo autónomo), num total de 20 horas. A calendarização das aulas síncronas (16 horas) é a seguinte:
8 Janeiro 2022 (sábado) — 09h30 às 13h30
15 Janeiro 2022 (sábado) — 09h30 às 13h30
22 Janeiro 2022 (sábado) — 09h30 às 13h30
29 Janeiro 2022 (sábado) — 09h30 às 13h30
As aulas decorrerão em Sala Virtual através do ZOOM. O limite de faltas é de 20% da carga horária, ultrapassado este limite o curso não fica concluído. As faltas justificadas não são contabilizadas para este limite.
1. CARATERIZAR A DISCALCULIA E IDENTIFICAR OS CRITÉRIOS DE DIAGNÓSTICO
— Discalculia: definição, prevalência, comorbilidade e subtipos
— Critérios de diagnóstico (DSM e CID)
— Modelo de desenvolvimento numérico: bases neuronais e cognitivas inerentes à aprendizagem inicial da matemática
— Fatores preditivos de domínio específico e geral
— Discalculia versus Baixo Desempenho em Matemática
2. IDENTIFICAR AS CAPACIDADES COGNITIVAS DE DOMÍNIO ESPECÍFICO E GERAL
— Avaliação das competências básicas da matemática (domínio específico)
— Identificar as capacidades de domínio geral (memória de trabalho, memória visuoespacial, controlo inibitório)
3. INTERVIR NOS DIFERENTES ESPETROS DAS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
— Apresentação de estratégias de intervenção com base no Método Sentido de Número – Imagens Numéricas
Este curso tem como objetivos específicos:
— Caraterizar a Discalculia e identificar os critérios de diagnóstico;
— Identificar e avaliar as capacidades cognitivas de domínio específico e geral inerentes à aprendizagem inicial da matemática;
— Intervir nos diferentes espetros das dificuldades na aprendizagem da matemática que vão desde o baixo desempenho em matemática à discalculia.
Este curso tem por destinatários Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário, Psicólogos e Membros Estagiários da Ordem dos Psicólogos, Técnicos em Educação Especial e outras áreas da educação e saúde.
Os formandos deverão aceder à sala virtual nos dias e horas em que as aulas síncronas se encontram calendarizadas.
As aulas são realizadas através do ZOOM. Os formandos deverão, atempadamente, instalar a aplicação do ZOOM no computador e criarem o registo (apenas nas situações em que ainda não têm uma conta ou o ZOOM instalado no computador). O download e registo do ZOOM é efetuado em https://zoom.us/. Durante as aulas os formandos deverão ter a câmara ativa, de modo a permitir uma maior interação e “proximidade” entre os participantes na sala virtual.
As instruções para o acesso à sala virtual através do ZOOM ficarão disponíveis nesta página assim que proceder à inscrição/pagamento no curso (no link “Acesso à Sala Virtual e Documentos” que irá encontrar mais abaixo) e também serão enviadas por email alguns dias antes do início do curso.
Para além das aulas em sala virtual, os formandos têm ainda acesso a um manual em PDF, a artigos científicos de suporte dos temas leccionados e a materiais e/ou outros documentos que possam ser úteis.
Consulte a nossa FAQ para obter mais informações.
No final do curso, os formandos deverão apresentar um relatório psicopedagógico sobre um estudo de caso previamente fornecido pela formadora. A estrutura do relatório será disponibilizado no início do curso e o relatório entregue no último dia do curso.
A classificação final do curso é expressa numa escala de 0 a 20 valores, em que o resultado do relatório tem uma ponderação de 60% (entrega do relatório psicopedagógico) e a participação/assiduidade de 40% (participação individual e de grupo). A participação do grupo diz respeito à criação de programas de treino para intervir nas competências básicas da matemática sob a supervisão da formadora.
Após o término do curso e da entrega do relatório irá obter o Certificado da Formação.
Professora Doutora Lília Marcelino
Doutorada em Educação pela Universidade Lusófona com uma bolsa de doutoramento individual da Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/69366/2010). Licenciada em Psicologia na Universidade Lusófona em 2005 e membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (cédula profissional nº 13185).
Bolseira de investigação de pós-doutoramento no projeto “Participação social em alunos com NEE em escolas públicas” financiado pela FCT (PTDC/MHC-CED/4150/2014).
As suas áreas de investigação são a Cognição Numérica, Discalculia e Dificuldades na Aprendizagem da Matemática e, mais recentemente, a Aprendizagem baseada em Jogos com publicações e participações em eventos científicos nacionais e internacionais.
Tem formações certificadas para psicólogos e para professores e outros profissionais na área da discalculia e dificuldades na aprendizagem da matemática em instituições universitárias e formativas.
Foi investigadora contratada no CICANT – Universidade Lusófona no âmbito do projeto GBL4deaf Videojogos Educativos Acessíveis a Surdos (2018-2021).
Atualmente, mantém as funções como diretora do Núcleo da Discalculia – Apoio Psicopedagógico e Formação e é docente universitária no Instituto da Educação – Universidade Lusófona e Instituto Politécnico da Lusofonia em licenciaturas e mestrados em Ciências da Educação e Ensino Básico.
ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Lilia-Marcelino