Disgrafia e Disortografia (3ª ed)
21 e 22 Julho 2022
O curso DISGRAFIA e DISORTOGRAFIA, realizado em sala virtual, decorrerá entre os dias 21 e 22 Julho 2022 e tem a duração de 11 horas (8 horas em aulas síncronas e 3 horas assíncronas).
Este curso foi desenvolvido para que os profissionais da educação e saúde (e.g., psicólogos, professores, educadores, terapeutas da fala, etc.) conheçam o atual estado da arte relativamente a estas duas perturbações da escrita, nomeadamente em termos da sua definição e distinção clínica, dos processos periféricos e centrais envolvidos na escrita, os critérios de diagnóstico, a etiologia, as comorbilidades, a avaliação e intervenção.
Destinatários: Psicólogos, professores, educadores, terapeutas da fala e outros profissionais da educação e saúde.
Formador: Professor Doutor Octávio Moura (https://octaviomoura.com)
Este curso decorrerá entre os dias 21 e 22 Julho 2022 e tem uma duração de 8 horas de aulas síncronas (aulas em sala virtual, via ZOOM) e 3 horas de aulas assíncronas (período de estudo autónomo), num total de 11 horas. A calendarização das aulas síncronas (8 horas) é a seguinte:
21 Julho 2022 (5ª feira) — 18h00 às 22h00
22 Julho 2022 (6ª feira) — 18h00 às 22h00
As aulas decorrerão em Sala Virtual através do ZOOM. O limite de faltas é de 20% da carga horária, ultrapassado este limite o curso não fica concluído. As faltas justificadas não são contabilizadas para este limite.
1. PROCESSOS ENVOLVIDOS NA ESCRITA
— Processos periféricos e centrais
— Processos de ordem inferior e de ordem superior
— Funções cognitivas envolvidas na escrita
2. CARACTERIZAÇÃO E SINTOMATOLOGIA
— Definição e (dis)semelhanças entre a Disgrafia e Disortografia
— Funções neurocognitivas na Disgrafia e Disortografia
— Sintomas e critérios de diagnóstico da Disgrafia e Disortografia
— Etiologia(s)
— Prevalência e comorbilidade
3. AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO
— Avaliação clínica e pedagógica
— Estratégias de intervenção na Disgrafia e Disortografia
— Medidas educativas a aplicar em contexto escolar
Este curso tem como objetivos específicos:
— Reconhecer as semelhanças e as diferenças entre a Disgrafia e a Disortografia;
— Compreender os processos cognitivos envolvidos na escrita;
— Identificar os principais sintomas e critérios de diagnóstico da Disgrafia e Disortografia;
— Conhecer e interpretar os resultados de um protocolo de avaliação;
— Conhecer as estratégias de intervenção na Disgrafia e Disortografia.
Este curso tem por destinatários psicólogos, professores, educadores, terapeutas da fala e outros profissionais da educação e saúde.
Os formandos deverão aceder à sala virtual nos dias e horas em que as aulas síncronas se encontram calendarizadas.
As aulas são realizadas através do ZOOM. Os formandos deverão, atempadamente, instalar a aplicação do ZOOM no computador e criarem o registo (apenas nas situações em que ainda não têm uma conta ou o ZOOM instalado no computador). O download e registo do ZOOM é efetuado em https://zoom.us/. Durante as aulas os formandos deverão ter a câmara ativa, de modo a permitir uma maior interação e “proximidade” entre os participantes na sala virtual.
As instruções para o acesso à sala virtual através do ZOOM ficarão disponíveis nesta página assim que proceder à inscrição/pagamento no curso (no link “Acesso à Sala Virtual e Documentos” que irá encontrar mais abaixo) e também serão enviadas por email alguns dias antes do início do curso.
Para além das aulas em sala virtual, os formandos têm ainda acesso a um manual em PDF, a artigos científicos de suporte dos temas leccionados e a vídeos, materiais e/ou outros documentos que possam ser úteis.
Consulte a nossa FAQ para obter mais informações.
No final do curso terá que realizar um teste com 10 perguntas de verdadeiro/falso ou resposta múltipla, com um tempo limite de 30 minutos para a sua conclusão. A data para a realização do teste será divulgada aquando do início do curso.
A classificação final do curso é expressa numa escala de 0 a 20 valores, em que o resultado do teste tem uma ponderação de 75% e a participação/assiduidade de 25%.
Após o termino do curso e de realizar o teste irá obter o Certificado da Formação.
Professor Doutor Octávio Moura
Doutorado em Neuropsicologia pela Universidade de Coimbra. Mestre em Psicologia pela Universidade do Porto.
Investigador Doutorado Integrado no grupo Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioral Intervention (NAAP-CINEICC) da Universidade de Coimbra. Membro do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria (PsyAssessmentLab) da Universidade de Coimbra. Colaborador da Plataforma LER do Plano Nacional de Leitura. Membro do grupo European Literacy Network (ELN) da European Cooperation in Science and Technology (COST).
Docente / Formador no Instituto CRIAP, ISPA, HOGREFE, FPCE-CPSC da Universidade de Coimbra, Universidade Europeia (entre outras instituições universitárias e formativas). Orientador de teses de doutoramento e mestrado.
Autor de livros, capítulos e artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais de reconhecido prestígio nas áreas da Avaliação Neuropsicologia, Dislexia, Hiperatividade/Défice de Atenção, dificuldades de aprendizagem e outras áreas psicológicas. Colabora como revisor científico em importantes revistas científicas internacionais e nacionais na revisão de artigos.
Coautor da Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC). Coautor na aferição/validação de vários instrumentos de avaliação psicológica para a população portuguesa (e.g., BRIEF2, BRIEP-P, BRIEF-A, PAI, CHEXI, ADEXI, TEXI, CPIC, GSE, TISES).
Coordenador de pós-graduações e docente em cursos nas áreas da Dislexia, Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção, avaliação neuropsicológica, dificuldades de aprendizagem (entre outras) em diversas instituições do ensino superior e formativas. A nível clínico trabalha na consulta de avaliação e intervenção (neuro)psicológica de crianças e jovens.
Mais informações na página pessoal do formador: octaviomoura.com
Testemunhos
O formador Octávio Moura habitou-nos a formações de excelência. O facto de conjugar conhecimento científico — estudos de diferentes valências — fazer uma abordagem a questões neuroanatómicas, neuropsicológicas e ainda partilhar a sua experiência, conteúdos práticos e documentos, torna estas formações excecionais.
Irina Ferreira
Considero que o curso funcionou muito bem, está muito bem estruturado e foi ao encontro daquilo que eram as minhas necessidades, tanto a nível teórico como prático. O Professor Octávio Moura é fantástico. Está sempre disponível para esclarecer qualquer dúvida e transmite os conhecimentos de forma muito clara e segura. Não foi a primeira formação que fiz com ele e não será, com toda a certeza, a última. Muito obrigada!!
Marta Varela
Para quem trabalha na área da educação e/ou psicologia com crianças e jovens em fase escolar, esta temática é essencial, tal como a da Dislexia e Discalculia. E o Professor Octávio Moura é, sem dúvida, uma das fontes sagradas sobre leitura/escrita e PHDA. Foi um dos melhores investimentos dos últimos tempos. Muito obrigada!
Francisca Saraiva
Como sempre, o Doutor Octávio Moura é exímio na organização e fundamentação dos seus cursos. Este não foi exceção, e estou certa que em muito contribuirá para a minha prática clínica/psicoeducativa.
Ricardina Correia
Mais uma vez, a par de outras formações realizadas com este formador, os conteúdos foram muito ricos, detalhadamente explicitados e baseados na evidência cientifica e conhecimento mais atual. Recomendo vivamente!
Inês Guiomar
Foi muito interessante e imprescindível para quem trabalha com estas problemáticas. O formador já nos habituou à excelência, com rigor científico, simpatia e disponibilidade.
Filomena Vilaça
O Dr. Octávio Moura é um fantástico orador, um especialista nesta área, a matéria é bastante complexa, mas conseguiu transmita-la da melhor forma. Foi sempre solicito às questões colocadas. Irei fazer mais formações. Obrigada.
Liliana Pinto