Disgrafia e Disortografia (4ª ed – PT)
12 e 13 Janeiro 2023
O curso DISGRAFIA e DISORTOGRAFIA, realizado em sala virtual, decorrerá entre os dias 12 e 13 Janeiro 2023 e tem a duração de 12 horas (9 horas em aulas síncronas e 3 horas assíncronas).
Este curso foi desenvolvido para que os Professores, Educadores, Terapeutas da Fala e outros profissionais da educação e saúde conheçam o atual estado da arte relativamente a estas duas perturbações da escrita, nomeadamente em termos da sua definição e distinção clínica, dos processos periféricos e centrais envolvidos na escrita, os critérios de diagnóstico, a etiologia, as comorbilidades, a avaliação e intervenção.
Destinatários: Professores, Educadores, Terapeutas da Fala e outros profissionais da educação e saúde (médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, etc.).
Formador: Professor Doutor Octávio Moura (https://octaviomoura.com)
Este curso decorrerá entre os dias 12 e 13 Janeiro 2023 e tem uma duração de 9 horas de aulas síncronas (aulas em sala virtual, via ZOOM) e 3 horas de aulas assíncronas (período de estudo autónomo), num total de 12 horas. A calendarização das aulas síncronas (9 horas) é a seguinte:
12 Janeiro 2023 (5ª feira) — 18h00 às 22h30
13 Janeiro 2023 (6ª feira) — 18h00 às 22h30
As aulas decorrerão em Sala Virtual através do ZOOM. O limite de faltas é de 20% da carga horária, ultrapassado este limite o curso não fica concluído. As faltas justificadas não são contabilizadas para este limite.
1. PROCESSOS ENVOLVIDOS NA ESCRITA
— Processos periféricos e processos centrais
— Processos de ordem inferior e processos de ordem superior
— Funções cognitivas envolvidas na escrita
2. CARACTERIZAÇÃO E CRITÉRIOS DE DIAGNÓSTICO
— Definição e (des)similitudes entre a Disgrafia e a Disortografia
— Funções neurocognitivas na Disgrafia e Disortografia
— Sintomas e critérios de diagnóstico da Disgrafia e Disortografia
— Etiologia(s)
— Prevalência e comorbilidade
3. AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO
— Avaliação dos processos de escrita
— Estratégias de intervenção na Disgrafia e Disortografia
— Medidas educativas a aplicar em contexto escolar
Este curso tem como objetivos específicos:
— Compreender os processos cognitivos envolvidos na escrita;
— Reconhecer as (des)similitudes entre a Disgrafia e a Disortografia;
— Identificar os sintomas e os critérios de diagnóstico da Disgrafia e da Disortografia;
— Conhecer e interpretar os resultados de um protocolo de avaliação na Disgrafia e na Disortografia;
— Aplicar métodos e estratégias de intervenção na Disgrafia e na Disortografia;
— Conhecer as medidas educativas a aplicar a alunos com Disgrafia e Disortografia.
Este curso tem por destinatários Professores, Educadores, Terapeutas da Fala e outros profissionais da educação e saúde (médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, etc.).
Se é Psicólogo/a e tem interesse neste curso, recomendamos a sua inscrição no curso DISGRAFIA e DISORTOGRAFIA que é similar, decorre na mesma sala virtual e no mesmo horário.
Os formandos deverão aceder à sala virtual nos dias e horas em que as aulas síncronas se encontram calendarizadas.
As aulas são realizadas através do ZOOM. Os formandos deverão, atempadamente, instalar a aplicação do ZOOM no computador e criarem o registo (apenas nas situações em que ainda não têm uma conta ou o ZOOM instalado no computador). O download e registo do ZOOM é efetuado em https://zoom.us/. Durante as aulas os formandos deverão ter a câmara ativa, de modo a permitir uma maior interação e “proximidade” entre os participantes na sala virtual.
As instruções para o acesso à sala virtual através do ZOOM ficarão disponíveis nesta página assim que proceder à inscrição/pagamento no curso (no link “Acesso à Sala Virtual e Documentos” que irá encontrar mais abaixo) e também serão enviadas por email alguns dias antes do início do curso.
Para além das aulas em sala virtual, os formandos têm ainda acesso a um manual em PDF, a artigos científicos de suporte dos temas leccionados e a vídeos, materiais e/ou outros documentos que possam ser úteis.
Consulte a nossa FAQ para obter mais informações.
No final do curso terá que realizar um teste com 10 perguntas de verdadeiro/falso ou resposta múltipla, com um tempo limite de 30 minutos para a sua conclusão. A data para a realização do teste será divulgada aquando do início do curso.
A classificação final do curso é expressa numa escala de 0 a 20 valores, em que o resultado do teste tem uma ponderação de 75% e a participação/assiduidade de 25%.
Após o termino do curso e de realizar o teste irá obter o Certificado da Formação.
Professor Doutor Octávio Moura
Doutorado em Neuropsicologia pela Universidade de Coimbra. Mestre em Psicologia pela Universidade do Porto.
Investigador Doutorado Integrado no grupo Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioral Intervention (NAAP-CINEICC) da Universidade de Coimbra. Membro do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria (PsyAssessmentLab) da Universidade de Coimbra. Colaborador da Plataforma LER do Plano Nacional de Leitura. Membro do grupo European Literacy Network (ELN) da European Cooperation in Science and Technology (COST).
Docente / Formador no Instituto CRIAP, ISPA, HOGREFE, FPCE-CPSC da Universidade de Coimbra, Universidade Europeia (entre outras instituições universitárias e formativas). Orientador de teses de doutoramento e mestrado.
Autor de livros, capítulos e artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais de reconhecido prestígio nas áreas da Avaliação Neuropsicologia, Dislexia, Hiperatividade/Défice de Atenção, dificuldades de aprendizagem e outras áreas psicológicas. Colabora como revisor científico em importantes revistas científicas internacionais e nacionais na revisão de artigos.
Coautor da Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC). Coautor na aferição/validação de vários instrumentos de avaliação psicológica para a população portuguesa (e.g., BRIEF2, BRIEP-P, BRIEF-A, PAI, CHEXI, ADEXI, TEXI, CPIC, GSE, TISES).
Coordenador de pós-graduações e docente em cursos nas áreas da Dislexia, Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção, avaliação neuropsicológica, dificuldades de aprendizagem (entre outras) em diversas instituições do ensino superior e formativas. A nível clínico trabalha na consulta de avaliação e intervenção (neuro)psicológica de crianças e jovens.
Mais informações na página pessoal do formador: octaviomoura.com
Testemunhos
O conhecimento partilhado neste curso foi de uma natureza ímpar. Deveria ser obrigatório em todos os ciclos de ensino este curso. Acredito que a formação em prol de um número expressivo de crianças com dificuldades de aprendizagem específicas fará a diferença nos diversos contextos educacionais. Obrigada, Professor Doutor Octávio Moura.
Rita Bonança
O curso foi de extrema qualidade, com informação atual e científica, numa linguagem concreta e simples, e com uma abordagem abrangente (conceitos, avaliação, intervenção, etc.) e prática, que nos dota de conhecimentos que contribuirão com certeza para uma intervenção de qualidade junto das crianças.
Mónica Gaspar
Este curso veio ensinar-me o que todos os professores deveriam saber desde a sua formação de base. Só tenho pena de não ter adquirido estes conhecimentos mais cedo. É de extrema importância na área que leciono e promovo-o junto dos meus colegas. Vou certamente colocar em prática o que aprendi.
Cláudia Caetano
Enquanto Psicomotricista a trabalhar num centro de desenvolvimento infantil, os temas abordados são de muita importância pois é com frequência que acompanho crianças com as problemáticas abordadas. O Dr. Octávio foi muito claro nas informações e conhecimentos que connosco partilhou e permitiu conhecer-me mais a fundo os mecanismos neuropsicológicos que sustentam estas dificuldades. Sinto que saí muito mais enriquecida de conhecimentos e mais confiante na prestação de apoio que irei dar nestas problemáticas. Muito obrigada!
Andreia Silva