DISLEXIA: Caracterização, Avaliação e Intervenção (5ª ed)
28 Setembro a 8 Outubro 2022
O curso DISLEXIA: Caracterização, Avaliação e Intervenção, realizado em sala virtual, decorrerá entre os dias 28 Setembro a 8 Outubro 2022 e tem a duração de 30 horas (24 horas em aulas síncronas e 6 horas assíncronas).
Este curso foi desenvolvido para que os Psicólogos conheçam o atual estado da arte desta perturbação do neurodesenvolvimento relativamente aos diversos aspetos que a caracterizam, nomeadamente em termos da sua definição e enquadramento nosológico, dos estádios e modelos de aprendizagem da leitura/escrita e dos seus preditores neurocognitivos, das manifestações sintomatológicas, da etiologia e epidemiologia, da avaliação (neuropsicológica, leitura e escrita), da intervenção e das medidas educativas a aplicar nas crianças disléxicas.
Destinatários: Psicólogos (membros efetivos ou estagiários da Ordem dos Psicólogos) ou licenciados em Psicologia.
Formador: Professor Doutor Octávio Moura (https://octaviomoura.com)
ACREDITAÇÃO:

Ordem dos Psicólogos
Nas especialidades de Psicologia Clínica e da Saúde; Psicologia da Educação. Nas especialidades avançadas de Neuropsicologia; Necessidades Educativas Especiais.Este curso decorrerá entre os dias 28 Setembro a 8 Outubro 2022 e tem uma duração de 24 horas de aulas síncronas (aulas em sala virtual, via ZOOM) e 6 horas de aulas assíncronas (período de estudo autónomo), num total de 30 horas. A calendarização das aulas síncronas (24 horas) é a seguinte:
28 Setembro 2022 (4ª feira) — 18h00 às 22h00
29 Setembro 2022 (5ª feira) — 18h00 às 22h00
30 Setembro 2022 (6ª feira) — 18h00 às 22h00
6 Outubro 2022 (5ª feira) — 18h00 às 22h00 (módulo: Avaliação Psicológica)
7 Outubro 2022 (6ª feira) — 18h00 às 22h00 (módulo: Avaliação Psicológica)
8 Outubro 2022 (sábado) — 9h30 às 13h30
As aulas decorrerão em Sala Virtual através do ZOOM. O limite de faltas é de 20% da carga horária, ultrapassado este limite o curso não fica concluído. As faltas justificadas não são contabilizadas para este limite.
1. CARACTERIZAÇÃO E CRITÉRIOS DE DIAGNÓSTICO
— Definição de Dislexia
— Estádios e modelos de desenvolvimento da leitura
— Funções neuropsicológicas e psicolinguísticas
— Sinais de alerta na infância e na idade escolar
— Critérios de diagnóstico (DSM e CID)
— Tipologia(s) da Dislexia em função do perfil neurocognitivo e do tipo de erros
— Prevalência
— Etiologia (fatores genéticos, neurológicos e neuropsicológicos)
2. AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
— Tópicos sobre a psicometria na avaliação psicológica
— Entrevista clínica
— Avaliação intelectual e perfis cognitivos
— Avaliação neuropsicológica (preditores da Dislexia)
— Avaliação da leitura e escrita
— Casos práticos: cotação e interpretação dos resultados da avaliação psicológica
3. INTERVENÇÃO NA DISLEXIA
— Métodos e estratégias de intervenção
— Atividades e exercícios de reeducação na Dislexia
— Manuais e materiais de intervenção na Dislexia
— Medidas educativas a aplicar em contexto escolar
— Estilos de formatação dos textos e testes
Este curso tem como objetivos específicos:
— Reconhecer os sinais de alerta e os critérios de diagnóstico da Dislexia;
— Compreender os processos cognitivos envolvidos na leitura;
— Conhecer a base neurobiológica (neurológica, neurocognitiva e psicolinguística) da Dislexia;
— Conhecer os instrumentos para cada uma das funções a avaliar e interpretar os resultados do protocolo de avaliação;
— Aplicar métodos e estratégias de intervenção na Dislexia;
— Conhecer as medidas educativas a aplicar a alunos com Dislexia.
Este curso é exclusivo para os Psicólogos (membros efetivos ou estagiários da Ordem dos Psicólogos) ou licenciados em Psicologia.
Se tem interesse neste curso, mas não é profissional ou estudante de Psicologia, poderá inscrever-se no curso DISLEXIA: Da Caracterização à Intervenção que é bastante similar (apenas não contempla as aulas relativas à Avaliação Psicológica na Dislexia), decorre na mesma sala virtual e no mesmo horário (excepto as aulas relativas à Avaliação Psicológica na Dislexia).
Os formandos deverão aceder à sala virtual nos dias e horas em que as aulas síncronas se encontram calendarizadas.
As aulas são realizadas através do ZOOM. Os formandos deverão, atempadamente, instalar a aplicação do ZOOM no computador e criarem o registo (apenas nas situações em que ainda não têm uma conta ou o ZOOM instalado no computador). O download e registo do ZOOM é efetuado em https://zoom.us/. Durante as aulas os formandos deverão ter a câmara ativa, de modo a permitir uma maior interação e “proximidade” entre os participantes na sala virtual.
As instruções para o acesso à sala virtual através do ZOOM ficarão disponíveis nesta página assim que proceder à inscrição/pagamento no curso (no link “Acesso à Sala Virtual e Documentos” que irá encontrar mais abaixo) e também serão enviadas por email alguns dias antes do início do curso.
Para além das aulas em sala virtual, os formandos têm ainda acesso a um manual em PDF, a artigos científicos de suporte dos temas leccionados e a vídeos, materiais e/ou outros documentos que possam ser úteis.
Consulte a nossa FAQ para obter mais informações.
No final do curso terá que realizar um teste com 15 perguntas de verdadeiro/falso ou resposta múltipla, com um tempo limite de 45 minutos para a sua conclusão. A data para a realização do teste será divulgada aquando do início do curso.
A classificação final do curso é expressa numa escala de 0 a 20 valores, em que o resultado do teste tem uma ponderação de 75% e a participação/assiduidade de 25%.
Após o termino do curso e de realizar o teste irá obter o Certificado da Formação.
Este curso têm a acreditação da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Os membros da OPP têm assim a garantia da qualidade científico-pedagógica do curso e a respetiva atribuição de créditos (15 CRÉDITOS) para o acesso às especialidade da OPP. Esta acreditação é exclusiva para os formandos que sejam membros efetivos ou estagiários da OPP (ver o Regulamento Geral de Especialidades Profissionais da Ordem dos Psicólogos Portugueses).
Professor Doutor Octávio Moura
Doutorado em Neuropsicologia pela Universidade de Coimbra. Mestre em Psicologia pela Universidade do Porto.
Investigador Doutorado Integrado no grupo Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioral Intervention (NAAP-CINEICC) da Universidade de Coimbra. Membro do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria (PsyAssessmentLab) da Universidade de Coimbra. Colaborador da Plataforma LER do Plano Nacional de Leitura. Membro do grupo European Literacy Network (ELN) da European Cooperation in Science and Technology (COST).
Docente / Formador no Instituto CRIAP, ISPA, HOGREFE, FPCE-CPSC da Universidade de Coimbra, Universidade Europeia (entre outras instituições universitárias e formativas). Orientador de teses de doutoramento e mestrado.
Autor de livros, capítulos e artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais de reconhecido prestígio nas áreas da Avaliação Neuropsicologia, Dislexia, Hiperatividade/Défice de Atenção, dificuldades de aprendizagem e outras áreas psicológicas. Colabora como revisor científico em importantes revistas científicas internacionais e nacionais na revisão de artigos.
Coautor da Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC). Coautor na aferição/validação de vários instrumentos de avaliação psicológica para a população portuguesa (e.g., BRIEF2, BRIEP-P, BRIEF-A, PAI, CHEXI, ADEXI, TEXI, CPIC, GSE, TISES).
Coordenador de pós-graduações e docente em cursos nas áreas da Dislexia, Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção, avaliação neuropsicológica, dificuldades de aprendizagem (entre outras) em diversas instituições do ensino superior e formativas. A nível clínico trabalha na consulta de avaliação e intervenção (neuro)psicológica de crianças e jovens.
Mais informações na página pessoal do formador: octaviomoura.com
Testemunhos
É um curso com um nível de mestria teórico-prática único no nosso país, devido ao real aprofundamento das várias abordagens ao tema da Dislexia de Desenvolvimento. Para além disso, todo curso é enriquecido pela partilha generosa de dados cientificamente validados, que servirão de suporte às avaliações e intervenções futuras. Considero-o genial!
Cláudia Silveira
Adorei! Cada segundo das aulas eram aproveitados ao limite, pois tudo era relevante e importante de ser registado. Saio com muita vontade de voltar a fazer mais formações com o Doutor Octávio.
Marta Garcia
Para mim, do MELHOR que se faz em Portugal ao nível de formação na área. A competência e o profissionalismo do Professor Octávio Moura destacam-se no panorama nacional. Curso extremamente bem organizado e muitíssimo útil para a minha prática profissional.
Fernanda Prata
O curso está muito bem organizado e estruturado, foi sem dúvida um curso que me ajudou muito na compreensão, avaliação e intervenção na Dislexia. É um curso excecional com um formador genial!
Catarina Sintra
Aconselho vivamente! Além de ter aprendido imenso, fez-me reflectir em vários pontos essenciais da minha intervenção diária em contexto escolar!
Ana Catarina Silva
O curso representou um enorme incremento no meu conhecimento sobre a temática. Em termos práticos, o conhecimento adquirido será uma enorme vantagem para a minha prática profissional. Considero o conhecimento científico do formador, bem como a capacidade de transmitir os seus conhecimentos aspetos fundamentais para o sucesso da formação.
Joana Duarte
O curso está muito bem estruturado e organizado. A informação e conhecimentos transmitidos têm por base as mais recentes evidências científicas. Todo o material pedagógico disponibilizado é muito útil. O formador é muito claro na exposição de conteúdos, tornando simples a apreensão de alguns conteúdos mais complexos. Recomendo!
Sofia Matilde
Curso muito completo e bem organizado, além da excelente qualidade do formador! Através de uma abordagem acessível, com todo o rigor técnico e científico, adquirimos os conhecimentos necessários para avaliar e intervir na Dislexia. Recomendo!
Inês Silva
Considero que o curso está muito bem estruturado. Os materiais e artigos fornecidos são de grande qualidade e utilidade para a prática. A forma como o formador explica os conteúdos nas aulas, os exemplos que dá e os artigos que recomenda para cada tema são muito bons.
Ana Maggessi
Simplesmente a melhor formação que realizei neste domínio com o melhor professor!!!
Ana Porto
Considero que os conhecimentos adquiridos neste curso serão bastante úteis para a minha prática profissional. O formador é excelente! Explica os conteúdos de forma clara e com rigor científico.
Ana Lucas
O curso é bastante completo e cientificamente rigoroso, com aplicação prática. O formador é excelente e os conteúdos estão perfeitamente planificados. É de realçar o rigor e exigência ao longo de toda a formação, não só no que diz respeito aos conteúdos, como a todos os procedimentos logísticos (horários, avaliação).
Mara Pedro