DISLEXIA: Da Caracterização à Intervenção (4ª ed)
17 Março a 1 Abril 2022
O curso DISLEXIA: Da Caracterização à Intervenção (4ª edição), realizado em sala virtual (aulas síncronas), decorrerá entre os dias 17 Março a 1 Abril 2022 e tem a duração de 20 horas (16 horas em aulas síncronas e 4 horas assíncronas).
Este curso foi desenvolvido para que os Professores, Educadores, Terapeutas da Fala e outros profissionais da educação e saúde conheçam o atual estado da arte desta perturbação do neurodesenvolvimento relativamente aos diversos aspetos que a caracterizam, nomeadamente em termos da sua definição e enquadramento nosológico, dos estádios e modelos de aprendizagem da leitura/escrita e dos seus preditores neurocognitivos, das manifestações sintomatológicas, da etiologia e epidemiologia, da intervenção e das medidas educativas a aplicar nas crianças disléxicas.
Destinatários: Professores, Educadores, Terapeutas da Fala e outros profissionais da educação e saúde (médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, etc.).
Formador: Professor Doutor Octávio Moura (https://octaviomoura.com)
Este curso decorrerá entre os dias 17 Março a 1 Abril 2022 e tem uma duração de 16 horas de aulas síncronas (aulas em sala virtual, via ZOOM) e 4 horas de aulas assíncronas (período de estudo autónomo), num total de 20 horas. A calendarização das aulas síncronas (16 horas) é a seguinte:
17 Março 2022 (5ª feira) — 18h00 às 22h00
18 Março 2022 (6ª feira) — 18h00 às 22h00
24 Março 2022 (5ª feira) — 18h00 às 22h00
1 Abril 2022 (6ª feira) — 18h00 às 22h00
As aulas decorrerão em Sala Virtual através do ZOOM. O limite de faltas é de 20% da carga horária, ultrapassado este limite o curso não fica concluído. As faltas justificadas não são contabilizadas para este limite.
1. CARACTERIZAÇÃO E CRITÉRIOS DE DIAGNÓSTICO
— Definição de Dislexia
— Estádios e modelos de desenvolvimento da leitura
— Funções neuropsicológicas e psicolinguísticas
— Sinais de alerta na infância e na idade escolar
— Critérios de diagnóstico (DSM e CID)
— Tipologia(s) da Dislexia em função do perfil neurocognitivo e do tipo de erros
— Prevalência
— Etiologia (fatores genéticos, neurológicos e neuropsicológicos)
2. INTERVENÇÃO NA DISLEXIA
— Métodos e estratégias de intervenção
— Atividades e exercícios de reeducação na Dislexia
— Manuais e materiais de intervenção na Dislexia
— Medidas educativas a aplicar em contexto escolar
— Estilos de formatação dos textos e testes
Este curso tem como objetivos específicos:
— Reconhecer os sinais de alerta e os critérios de diagnóstico da Dislexia;
— Compreender os processos cognitivos envolvidos na leitura;
— Conhecer a base neurobiológica (neurológica, neurocognitiva e psicolinguística) da Dislexia;
— Aplicar métodos e estratégias de intervenção na Dislexia;
— Conhecer as medidas educativas a aplicar a alunos com Dislexia.
Este curso tem por destinatários Professores, Educadores, Terapeutas da Fala e outros profissionais da educação e saúde (médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, etc.).
Se é Psicólogo/a (ou estudante de Psicologia) e tem interesse neste curso, recomendamos a sua inscrição no curso DISLEXIA: Caracterização, Avaliação e Intervenção que é bastante similar (mas que contempla as aulas relativas ao módulo sobre a Avaliação Psicológica na Dislexia), decorre na mesma sala virtual e no mesmo horário (excepto as aulas relativas à Avaliação Psicológica na Dislexia).
Os formandos deverão aceder à sala virtual nos dias e horas em que as aulas síncronas se encontram calendarizadas.
As aulas são realizadas através do ZOOM. Os formandos deverão, atempadamente, instalar a aplicação do ZOOM no computador e criarem o registo (apenas nas situações em que ainda não têm uma conta ou o ZOOM instalado no computador). O download e registo do ZOOM é efetuado em https://zoom.us/. Durante as aulas os formandos deverão ter a câmara ativa, de modo a permitir uma maior interação e “proximidade” entre os participantes na sala virtual.
As instruções para o acesso à sala virtual através do ZOOM ficarão disponíveis nesta página assim que proceder à inscrição/pagamento no curso (no link “Acesso à Sala Virtual e Documentos” que irá encontrar mais abaixo) e também serão enviadas por email alguns dias antes do início do curso.
Para além das aulas em sala virtual, os formandos têm ainda acesso a um manual em PDF, a artigos científicos de suporte dos temas leccionados e a vídeos, materiais e/ou outros documentos que possam ser úteis.
Consulte a nossa FAQ para obter mais informações.
No final do curso terá que realizar um teste com 15 perguntas de verdadeiro/falso ou resposta múltipla, com um tempo limite de 45 minutos para a sua conclusão. A data para a realização do teste será divulgada aquando do início do curso.
A classificação final do curso é expressa numa escala de 0 a 20 valores, em que o resultado do teste tem uma ponderação de 75% e a participação/assiduidade de 25%.
Após o termino do curso e de realizar o teste irá obter o Certificado da Formação.
Professor Doutor Octávio Moura
Doutorado em Neuropsicologia pela Universidade de Coimbra. Mestre em Psicologia pela Universidade do Porto.
Investigador Doutorado Integrado no grupo Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioral Intervention (NAAP-CINEICC) da Universidade de Coimbra. Membro do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria (PsyAssessmentLab) da Universidade de Coimbra. Colaborador da Plataforma LER do Plano Nacional de Leitura. Membro do grupo European Literacy Network (ELN) da European Cooperation in Science and Technology (COST).
Docente / Formador no Instituto CRIAP, ISPA, HOGREFE, FPCE-CPSC da Universidade de Coimbra, Universidade Europeia (entre outras instituições universitárias e formativas). Orientador de teses de doutoramento e mestrado.
Autor de livros, capítulos e artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais de reconhecido prestígio nas áreas da Avaliação Neuropsicologia, Dislexia, Hiperatividade/Défice de Atenção, dificuldades de aprendizagem e outras áreas psicológicas. Colabora como revisor científico em importantes revistas científicas internacionais e nacionais na revisão de artigos.
Coautor da Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC). Coautor na aferição/validação de vários instrumentos de avaliação psicológica para a população portuguesa (e.g., BRIEF2, BRIEP-P, BRIEF-A, PAI, CHEXI, ADEXI, TEXI, CPIC, GSE, TISES).
Coordenador de pós-graduações e docente em cursos nas áreas da Dislexia, Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção, avaliação neuropsicológica, dificuldades de aprendizagem (entre outras) em diversas instituições do ensino superior e formativas. A nível clínico trabalha na consulta de avaliação e intervenção (neuro)psicológica de crianças e jovens.
Mais informações na página pessoal do formador: octaviomoura.com
Testemunhos
Ao longo dos meus vinte anos de docência e catorze de dedicação e apoio aos alunos com dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita, nunca tive formação, com tanta qualidade e cientificidade, em torno da Dislexia. Foi, sem dúvida, um curso muito esclarecedor e enriquecedor. Vai ser com outra segurança que vou enfrentar os novos desafios e ajudar na minimização desta perturbação tão específica que tanto limita alguns dos meus alunos com excelentes capacidades intelectuais.
Mónica Pinho
As temáticas abordadas, a organização do curso, a informação super atualizada, a preparação e experiência do formador superaram as minhas expectativas. Aprendi imenso. Grata pela qualidade da formação.
Maria Luísa Vasconcelos
Sem dúvida, uma das formações mais produtivas e enriquecedoras que já frequentei. Saí desta formação com mais conhecimento e com ferramentas que me vão permitir ajudar os meus alunos. Agradeço todas as partilhas que me serão, com certeza absoluta, muito úteis.
Sandra Meira
Uma formação extremamente bem organizada e completa, lecionada de uma forma simples, tendo em conta os conteúdos por vezes complexos.
Liliana Ramos
Conteúdo e formador acima das expectativas quer a nível da pertinência, relevância, conhecimentos, recursos, disponibilidade, simpatia, relação com os formandos.
Catarina Leal
Um curso enriquecedor e extremamente esclarecedor. O formador domina de forma exemplar os conteúdos, mostra-se sempre disponível no esclarecimento de dúvidas e na partilha de materiais.
Susana Luís