Avaliação Neuropsicológica das Funções Executivas e Memória (2ª ed)
26 a 28 Abril 2023
O curso AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS E MEMÓRIA, realizado em sala virtual, decorrerá entre os dias 26 e 28 Abril 2023 e tem a duração de 16 horas (12 horas em aulas síncronas e 4 horas assíncronas).
Este curso foi desenvolvido para que os Psicólogos conheçam o atual estado da arte relativamente à avaliação neuropsicológica das funções executivas e da memória em idade pediátrica. Tem por finalidade dotar os Psicólogos de competências teóricas sobre estas duas importantes funções neurocognitivas, bem como de competências práticas de administração, cotação e interpretação clínica dos principais instrumentos de avaliação das funções executivas e da memória em crianças.
Destinatários: Psicólogos (membros efetivos ou estagiários da Ordem dos Psicólogos) ou diplomados em Psicologia.
Formador: Professor Doutor Octávio Moura (https://octaviomoura.com)
Este curso decorrerá entre os dias 26 e 28 Abril 2023 e tem uma duração de 12 horas de aulas síncronas (aulas em sala virtual, via ZOOM) e 4 horas de aulas assíncronas (período de estudo autónomo), num total de 16 horas. A calendarização das aulas síncronas (12 horas) é a seguinte:
26 Abril 2023 (4ª feira) — 18h00 às 22h00
27 Abril 2023 (5ª feira) — 18h00 às 22h00
28 Abril 2023 (6ª feira) — 18h00 às 22h00
As aulas decorrerão em Sala Virtual através do ZOOM. O limite de faltas é de 20% da carga horária, ultrapassado este limite o curso não fica concluído. As faltas justificadas não são contabilizadas para este limite.
1. AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
— Funções neuropsicológicas e bases neuroanatómicas
— Utilidade e limitações da avaliação neuropsicológica
— Baterias/testes de avaliação neuropsicológica em crianças (e.g., Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra – BANC)
— Análise de perfis de desempenho observados nas perturbações do neurodesenvolvimento e noutras disfunções cerebrais
2. FUNÇÕES EXECUTIVAS
— Definição e análise dos vários processos executivos
— Estruturas corticais envolvidas nas funções executivas
— Administração, cotação e interpretação dos principais testes de avaliação das funções executivas (e.g., inibição, flexibilidade, planeamento, fluência verbal; testes de desempenho vs. escalas)
— Resolução de casos práticos
3. MEMÓRIA
— Definição e análise dos diversos processos mnésicos (verbal, visuoespacial, curto e longo-prazo, memória de trabalho)
— Estruturas corticais envolvidas na memória
— Administração, cotação e interpretação dos principais testes de avaliação da memória (e.g., Figura Complexa de Rey, Teste de Retenção Visual de Benton, Tabuleiro de Corsi, Auditory Verbal Learning Test, Memória de Dígitos, simulação ou esforço insuficiente)
— Resolução de casos práticos
Este curso tem como objetivos específicos:
— Conhecer os processos cognitivos e as estruturas corticais envolvidas nas funções executivas e na memória;
— Identificar a utilidade dos diversos testes de avaliação das funções executivas e da memória em contexto de avaliação neuropsicológica pediátrica;
— Administrar, cotar e interpretar os resultados dos principais testes utilizados na avaliação das funções executivas e da memória em crianças;
— Interpretar os perfis de desempenho em testes das funções executivas e da memória comumente presentes nas perturbações do neurodesenvolvimento e noutras disfunções cerebrais.
Este curso tem por destinatários Psicólogos (membros efetivos ou estagiários da Ordem dos Psicólogos) ou diplomados em Psicologia.
Os formandos deverão aceder à sala virtual nos dias e horas em que as aulas síncronas se encontram calendarizadas.
As aulas são realizadas através do ZOOM. Os formandos deverão, atempadamente, instalar a aplicação do ZOOM no computador e criarem o registo (apenas nas situações em que ainda não têm uma conta ou o ZOOM instalado no computador). O download e registo do ZOOM é efetuado em https://zoom.us/. Durante as aulas os formandos deverão ter a câmara ativa, de modo a permitir uma maior interação e “proximidade” entre os participantes na sala virtual.
As instruções para o acesso à sala virtual através do ZOOM ficarão disponíveis nesta página assim que proceder à inscrição/pagamento no curso (no link “Acesso à Sala Virtual e Documentos” que irá encontrar mais abaixo) e também serão enviadas por email alguns dias antes do início do curso.
Para além das aulas em sala virtual, os formandos têm ainda acesso a um manual em PDF, a artigos científicos de suporte dos temas leccionados e a vídeos, materiais e/ou outros documentos que possam ser úteis.
Consulte a nossa FAQ para obter mais informações.
No final do curso terá que realizar um teste com 10 perguntas de verdadeiro/falso ou resposta múltipla, com um tempo limite de 30 minutos para a sua conclusão. A data para a realização do teste será divulgada aquando do início do curso.
A classificação final do curso é expressa numa escala de 0 a 20 valores, em que o resultado do teste tem uma ponderação de 75% e a participação/assiduidade de 25%.
Após o termino do curso e de realizar o teste irá obter o Certificado da Formação.
Professor Doutor Octávio Moura
Doutorado em Neuropsicologia pela Universidade de Coimbra. Mestre em Psicologia pela Universidade do Porto.
Investigador Doutorado Integrado no grupo Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioral Intervention (NAAP-CINEICC) da Universidade de Coimbra. Membro do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria (PsyAssessmentLab) da Universidade de Coimbra. Colaborador da Plataforma LER do Plano Nacional de Leitura. Membro do grupo European Literacy Network (ELN) da European Cooperation in Science and Technology (COST).
Docente / Formador no Instituto CRIAP, ISPA, HOGREFE, FPCE-CPSC da Universidade de Coimbra, Universidade Europeia (entre outras instituições universitárias e formativas). Orientador de teses de doutoramento e mestrado.
Autor de livros, capítulos e artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais de reconhecido prestígio nas áreas da Avaliação Neuropsicologia, Dislexia, Hiperatividade/Défice de Atenção, dificuldades de aprendizagem e outras áreas psicológicas. Colabora como revisor científico em importantes revistas científicas internacionais e nacionais na revisão de artigos.
Coautor da Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC). Coautor na aferição/validação de vários instrumentos de avaliação psicológica para a população portuguesa (e.g., BRIEF2, BRIEP-P, BRIEF-A, PAI, CHEXI, ADEXI, TEXI, CPIC, GSE, TISES).
Coordenador de pós-graduações e docente em cursos nas áreas da Dislexia, Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção, avaliação neuropsicológica, dificuldades de aprendizagem (entre outras) em diversas instituições do ensino superior e formativas. A nível clínico trabalha na consulta de avaliação e intervenção (neuro)psicológica de crianças e jovens.
Mais informações na página pessoal do formador: octaviomoura.com
Testemunhos
Além de possuir imensos conhecimentos em várias áreas, o Professor Octávio tem a capacidade de transmitir informação extremamente complexa de um forma bastante clara e simples, tornando as suas formações muito interessantes e de fácil captação e entendimento por parte dos formandos, estando sempre disponível para esclarecer dúvidas e dar exemplos práticos.
Joana Oleiro
Um curso que vale a pena fazer assim como todos os outros do Dr. Octávio Moura. As suas formações vão sempre além das minhas expectativas e ajudam-me imenso na minha prática em contexto escolar.
Angélica Mesquita
O curso foi muito bom e esclarecedor. Muito bem estruturado pelo Dr. Octávio, que é um poço de sabedoria e revela uma prática clínica que espelha isso mesmo. Consegue parecer fácil aquilo que é de extrema complexidade. Só os melhores o conseguem.
Maria do Rosário Conceição
Considero mais valia muito relevante do curso, a permanente associação de casos à teoria e prática de avaliação.
Sónia Pó
A transmissão por parte do Dr. Octávio de conhecimentos teóricos, aliados a casos práticos e ao esclarecimento de quaisquer dúvidas existentes por parte dos formandos é algo que valoriza esta formação. A realização desta é sem dúvida uma mais valia para a minha prática profissional.
Rafael Rocha
Recomendo vivamente todas as formações do Professor Octávio Moura, porque é, sem dúvida, uma referência em Portugal em Perturbações do Neurodesenvolvimento.
Ana Porto