Orientação Vocacional (3ª ed)
23, 25 e 26 Novembro 2022
O curso Orientação Vocacional, realizado em sala virtual, decorrerá nos dias 23, 25 e 26 Novembro 2022 e tem a duração de 22 horas (16 horas em aulas síncronas e 6 horas assíncronas).
Este curso foi desenvolvido para que os Psicólogos adquiram competências práticas sobre a aplicação de um processo de orientação vocacional com jovens/adolescentes, nomeadamente sobre o conhecimento do sistema de ensino português, a avaliação dos valores, interesses e aptidões específicas, bem como sobre a exploração vocacional e a tomada de decisão.
Destinatários: Psicólogos (membros efetivos ou estagiários da Ordem dos Psicólogos) ou diplomados em Psicologia.
Formador: Professor Doutor Octávio Moura (https://octaviomoura.com)
ACREDITAÇÃO:

11 CRÉDITOS
Ordem dos Psicólogos
Na especialidade de Psicologia da Educação. Na especialidade avançada de Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira.
Este curso decorrerá nos dias 23, 25 e 26 Novembro 2022 e tem uma duração de 16 horas de aulas síncronas (aulas em sala virtual, via ZOOM) e 6 horas de aulas assíncronas (período de estudo autónomo), num total de 22 horas. A calendarização das aulas síncronas (16 horas) é a seguinte:
23 Novembro 2022 (4ª feira) — 18h00 às 22h30
25 Novembro 2022 (6ª feira) — 18h00 às 22h30
26 Novembro 2022 (sábado) — 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30
As aulas decorrerão em Sala Virtual através do ZOOM. O limite de faltas é de 20% da carga horária, ultrapassado este limite o curso não fica concluído. As faltas justificadas não são contabilizadas para este limite.
1. PRINCÍPIOS GERAIS DA ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
— Contextualização e objetivos da orientação vocacional
— O papel do psicólogo em contexto escolar e na orientação vocacional
— Modelos conceptuais em orientação vocacional (e.g., teoria traço-fator, modelo desenvolvimentalista de Super, personalidades vocacionais de Holland, teorias construtivistas e narrativas)
2. SISTEMA EDUCATIVO E FORMATIVO PORTUGUÊS
— Níveis de qualificação
— Ensino básico, secundário e superior
— Cursos de educação e formação (CEF)
— Cursos científico-humanísticos
— Cursos profissionais
— Cursos de aprendizagem
— Cursos do ensino artístico especializado
— Cursos de especialização tecnológica (CET)
— Cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP)
— Resolução de casos práticos
3. PROCESSO DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
— Entrevista em orientação vocacional
— Avaliação dos mitos e crenças vocacionais
— Avaliação dos valores profissionais
— Avaliação dos interesses
— Avaliação da personalidade vocacional
— Avaliação das aptidões específicas
— Exploração vocacional e tomada de decisão
— Devolução dos resultados (entrevista e relatório)
— Resolução de casos práticos
Este curso tem como objetivos específicos:
— Conhecer o papel do psicólogo em contexto escolar e na orientação vocacional;
— Conhecer e compreender os principais modelos conceptuais que sustentam a intervenção em orientação vocacional;
— Conhecer e identificar os níveis de qualificação, a estrutura do sistema educativo e formativo português e a sua relação com os resultados obtidos no processo de orientação vocacional;
— Conhecer e implementar as diversas fases de um processo de orientação vocacional: entrevista, valores profissionais, interesses profissionais, aptidões específicas, exploração vocacional e tomada de decisão;
— Aplicar, cotar e interpretar os resultados obtidos nos instrumentos de avaliação a aplicar nas diversas fases do processo de orientação vocacional;
— Conhecer e desenvolver atividades de exploração vocacional que facilitem a tomada de decisão;
— Devolver os resultados de um processo de orientação vocacional através de entrevista e da realização de um relatório final.
Este curso é exclusivo para os Psicólogos (membros efetivos ou estagiários da Ordem dos Psicólogos) ou diplomados em Psicologia.
Os formandos deverão aceder à sala virtual nos dias e horas em que as aulas síncronas se encontram calendarizadas.
As aulas são realizadas através do ZOOM. Os formandos deverão, atempadamente, instalar a aplicação do ZOOM no computador e criarem o registo (apenas nas situações em que ainda não têm uma conta ou o ZOOM instalado no computador). O download e registo do ZOOM é efetuado em https://zoom.us/. Durante as aulas os formandos deverão ter a câmara ativa, de modo a permitir uma maior interação e “proximidade” entre os participantes na sala virtual.
As instruções para o acesso à sala virtual através do ZOOM ficarão disponíveis nesta página assim que proceder à inscrição/pagamento no curso (no link “Acesso à Sala Virtual e Documentos” que irá encontrar mais abaixo) e também serão enviadas por email alguns dias antes do início do curso.
Para além das aulas em sala virtual, os formandos têm ainda acesso a um manual em PDF, a artigos científicos de suporte dos temas leccionados e a vídeos, materiais e/ou outros documentos que possam ser úteis.
Consulte a nossa FAQ para obter mais informações.
No final do curso terá que realizar um teste com 15 perguntas de verdadeiro/falso ou resposta múltipla, com um tempo limite de 45 minutos para a sua conclusão. A data para a realização do teste será divulgada aquando do início do curso.
A classificação final do curso é expressa numa escala de 0 a 20 valores, em que o resultado do teste tem uma ponderação de 75% e a participação/assiduidade de 25%.
Após o termino do curso e de realizar o teste irá obter o Certificado da Formação.
Este curso têm a acreditação da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Os membros da OPP têm assim a garantia da qualidade científico-pedagógica do curso e a respetiva atribuição de créditos (11 CRÉDITOS) para o acesso às especialidade da OPP. Esta acreditação é exclusiva para os formandos que sejam membros efetivos ou estagiários da OPP (ver o Regulamento Geral de Especialidades Profissionais da Ordem dos Psicólogos Portugueses).
Professor Doutor Octávio Moura
Doutorado em Neuropsicologia pela Universidade de Coimbra. Mestre em Psicologia pela Universidade do Porto.
Investigador Doutorado Integrado no grupo Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioral Intervention (NAAP-CINEICC) da Universidade de Coimbra. Membro do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria (PsyAssessmentLab) da Universidade de Coimbra. Colaborador da Plataforma LER do Plano Nacional de Leitura. Membro do grupo European Literacy Network (ELN) da European Cooperation in Science and Technology (COST).
Docente / Formador no Instituto CRIAP, ISPA, HOGREFE, FPCE-CPSC da Universidade de Coimbra, Universidade Europeia (entre outras instituições universitárias e formativas). Orientador de teses de doutoramento e mestrado.
Autor de livros, capítulos e artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais de reconhecido prestígio nas áreas da Avaliação Neuropsicologia, Dislexia, Hiperatividade/Défice de Atenção, dificuldades de aprendizagem e outras áreas psicológicas. Colabora como revisor científico em importantes revistas científicas internacionais e nacionais na revisão de artigos.
Coautor da Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC). Coautor na aferição/validação de vários instrumentos de avaliação psicológica para a população portuguesa (e.g., BRIEF2, BRIEP-P, BRIEF-A, PAI, CHEXI, ADEXI, TEXI, CPIC, GSE, TISES).
Coordenador de pós-graduações e docente em cursos nas áreas da Dislexia, Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção, avaliação neuropsicológica, dificuldades de aprendizagem (entre outras) em diversas instituições do ensino superior e formativas. A nível clínico trabalha na consulta de avaliação e intervenção (neuro)psicológica de crianças e jovens.
Mais informações na página pessoal do formador: octaviomoura.com
Testemunhos
Foi um curso extremamente enriquecedor. O Professor Doutor Octávio é incrível e todo o conhecimento partilhado valeu o investimento. Obrigada.
Marina Dourado
Obrigada, Dr. Octávio pela forma como orientou todos os momentos do curso. A dinâmica implementada através da exploração de casos práticos permitiu assimilar melhor os conteúdos teóricos que apresentou.
Minna Sillankorva
O curso está muito bem estruturado do ponto de vista dos conteúdos pedagógicos e o formador tem um conhecimento prático e científico muito sólido. Considero ter sido uma excelente formação, tanto do ponto da vista da qualidade como da utilidade prática.
Ana Catarina Marreiros
Experiência enriquecedora de grande qualidade e utilidade. Superou todas as expectativas iniciais.
Rita Rodrigues
No último ano tenho investido em formação na área do Desenvolvimento de Carreira, e o curso de Orientação Vocacional trouxe-me um novo olhar sobre o tema e informação sobre a qual não tinha conhecimento, que contribuirá para melhorar a minha prática.
Beatriz Francisco
Já é o segundo curso que frequento e fico sempre muito satisfeita. O Professor Octávio domina muito bem os conteúdos, partilha imenso o seu conhecimento e transmite-nos a vontade de fazer um trabalho cada vez melhor e apoiado na ciência. Recomendo, sem dúvida este curso, mesmo para quem já faz orientação há algum tempo.
Lina Pereira
O conhecimento científico e prático do Professor Octávio aliado à organização e aplicação dos conteúdos pedagógicos fazem desta formação uma mais valia para quem quer aprofundar conhecimentos nesta área. Obrigada ACADEMIA!
Ana Rita Marques