PHDA: Da Caracterização à Intervenção (4ª ed)
10 a 17 Dezembro 2022
O curso Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA): Da Caracterização à Intervenção, realizado em sala virtual (aulas síncronas), decorrerá entre os dias 10 e 17 Dezembro 2022 e tem a duração de 16 horas (12 horas em aulas síncronas e 4 horas assíncronas).
Este curso foi desenvolvido para que os Professores, Educadores, Terapeutas da Fala e outros profissionais da educação e saúde conheçam o atual estado da arte da perturbação do neurodesenvolvimento mais frequente relativamente aos diversos aspetos que a caracterizam, nomeadamente em termos da sua definição e enquadramento nosológico, dos critérios de diagnóstico, da epidemiologia e etiologia, do impacto ao longo do ciclo de vida, da intervenção multimodal e das medidas educativas a aplicar em contexto escolar.
Destinatários: Professores, Educadores, Terapeutas da Fala e outros profissionais da educação e saúde (médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, etc.).
Formador: Professor Doutor Octávio Moura (https://octaviomoura.com)
Este curso decorrerá entre os dias 10 e 17 Dezembro 2022 e tem uma duração de 12 horas de aulas síncronas (aulas em sala virtual, via ZOOM) e 4 horas de aulas assíncronas (período de estudo autónomo), num total de 16 horas. A calendarização das aulas síncronas (12 horas) é a seguinte:
10 Dezembro 2022 (sábado) — 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
17 Dezembro 2022 (sábado) — 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
As aulas decorrerão em Sala Virtual através do ZOOM. O limite de faltas é de 20% da carga horária, ultrapassado este limite o curso não fica concluído. As faltas justificadas não são contabilizadas para este limite.
1. CARACTERIZAÇÃO E CRITÉRIOS DE DIAGNÓSTICO
— Definição de PHDA
— Critérios de diagnóstico (DSM e CID)
— Tipos de Apresentação (Desatenção, Hiperatividade-Impulsividade, Combinada)
— Prevalência (em função do sexo, idade e família)
— Comorbilidade e sua relação com outras perturbações
— Etiologia (fatores genéticos, neurológicos e neuropsicológicos)
— Impacto da PHDA ao longo do desenvolvimento
2. INTERVENÇÃO NA PHDA
— Vantagens da intervenção multimodal
— Intervenção farmacológica
— Intervenção psicoterapêutica (cognitivo-comportamental)
— Intervenção psicossocial/psicoeducativa
— Medidas educativas a aplicar em contexto escolar
Este curso tem como objetivos específicos:
— Reconhecer os comportamentos associados à PHDA nas crianças, jovens e adultos;
— Conhecer a base neurobiológica (neurológica e neurocognitiva) da PHDA;
— Compreender o impacto dos sintomas da PHDA ao longo do desenvolvimento;
— Aplicar um processo de intervenção multimodal na PHDA;
— Conhecer as medidas educativas a aplicar a alunos com PHDA.
Este curso tem por destinatários Professores, Educadores, Terapeutas da Fala e outros profissionais da educação e saúde (médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, etc.).
Se é Psicólogo/a e tem interesse neste curso, recomendamos a sua inscrição no curso PHDA: Caracterização, Avaliação e Intervenção que é bastante similar (mas que contempla as aulas relativas ao módulo sobre a Avaliação na PHDA), decorre na mesma sala virtual e no mesmo horário (excepto as aulas relativas à Avaliação na PHDA).
Os formandos deverão aceder à sala virtual nos dias e horas em que as aulas síncronas se encontram calendarizadas.
As aulas são realizadas através do ZOOM. Os formandos deverão, atempadamente, instalar a aplicação do ZOOM no computador e criarem o registo (apenas nas situações em que ainda não têm uma conta ou o ZOOM instalado no computador). O download e registo do ZOOM é efetuado em https://zoom.us/. Durante as aulas os formandos deverão ter a câmara ativa, de modo a permitir uma maior interação e “proximidade” entre os participantes na sala virtual.
As instruções para o acesso à sala virtual através do ZOOM ficarão disponíveis nesta página assim que proceder à inscrição/pagamento no curso (no link “Acesso à Sala Virtual e Documentos” que irá encontrar mais abaixo) e também serão enviadas por email alguns dias antes do início do curso.
Para além das aulas em sala virtual, os formandos têm ainda acesso a um manual em PDF, a artigos científicos de suporte dos temas leccionados e a vídeos, materiais e/ou outros documentos que possam ser úteis.
Consulte a nossa FAQ para obter mais informações.
No final do curso terá que realizar um teste com 15 perguntas de verdadeiro/falso ou resposta múltipla, com um tempo limite de 45 minutos para a sua conclusão. A data para a realização do teste será divulgada aquando do início do curso.
A classificação final do curso é expressa numa escala de 0 a 20 valores, em que o resultado do teste tem uma ponderação de 75% e a participação/assiduidade de 25%.
Após o termino do curso e de realizar o teste irá obter o Certificado da Formação.
Professor Doutor Octávio Moura
Doutorado em Neuropsicologia pela Universidade de Coimbra. Mestre em Psicologia pela Universidade do Porto.
Investigador Doutorado Integrado no grupo Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioral Intervention (NAAP-CINEICC) da Universidade de Coimbra. Membro do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria (PsyAssessmentLab) da Universidade de Coimbra. Colaborador da Plataforma LER do Plano Nacional de Leitura. Membro do grupo European Literacy Network (ELN) da European Cooperation in Science and Technology (COST).
Docente / Formador no Instituto CRIAP, ISPA, HOGREFE, FPCE-CPSC da Universidade de Coimbra, Universidade Europeia (entre outras instituições universitárias e formativas). Orientador de teses de doutoramento e mestrado.
Autor de livros, capítulos e artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais de reconhecido prestígio nas áreas da Avaliação Neuropsicologia, Dislexia, Hiperatividade/Défice de Atenção, dificuldades de aprendizagem e outras áreas psicológicas. Colabora como revisor científico em importantes revistas científicas internacionais e nacionais na revisão de artigos.
Coautor da Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC). Coautor na aferição/validação de vários instrumentos de avaliação psicológica para a população portuguesa (e.g., BRIEF2, BRIEP-P, BRIEF-A, PAI, CHEXI, ADEXI, TEXI, CPIC, GSE, TISES).
Coordenador de pós-graduações e docente em cursos nas áreas da Dislexia, Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção, avaliação neuropsicológica, dificuldades de aprendizagem (entre outras) em diversas instituições do ensino superior e formativas. A nível clínico trabalha na consulta de avaliação e intervenção (neuro)psicológica de crianças e jovens.
Mais informações na página pessoal do formador: octaviomoura.com
Testemunhos
Ao trabalhar nos Cuidados de Saúde Primários, muitas vezes, no âmbito das consultas de saúde infantil, deparo-me com crianças e famílias com diversos problemas nomeadamente comportamentais e relacionados com o insucesso escolar. Frequentar este curso foi fundamental. Assim, estarei mais atenta aos sinais de forma a poder orientar e ajudar estas crianças. Muito útil para a minha prática profissional.
Ana Pereira
Gostei muito do curso. Já tinha feito o da Dislexia e esperava ansiosamente que o Prof. fizesse um de PHDA. Foi um curso bastante interessante e muito rico em termos de aprendizagens. Muito Obrigada!
Cátia Domingos
Como professora gostei bastante dos exemplos práticos abordados pelo formador. Serão de certeza uma mais valia na minha prática pedagógica.
Sónia Rocha