Psicometria na Avaliação Psicológica (2ª ed)
26, 27 e 28 Janeiro 2023
O curso Psicometria na Avaliação Psicológica, realizado em sala virtual, decorrerá entre os dias 26 e 28 Janeiro 2023 e tem a duração de 14 horas (11 horas em aulas síncronas e 3 horas assíncronas).
Este curso foi desenvolvido para que os Psicólogos adquiram conhecimentos aprofundados de psicometria necessários para uma adequada interpretação dos resultados de instrumentos de avaliação psicológica aplicados no decurso de uma avaliação clínica, educativa, forense (entre outras), bem como para o desenvolvimento/aferição de instrumentos de avaliação psicológica.
Destinatários: Psicólogos (membros efetivos ou estagiários da Ordem dos Psicólogos) ou diplomados em Psicologia.
Formador: Professor Doutor Octávio Moura (https://octaviomoura.com)
Este curso decorrerá entre os dias 26 e 28 Janeiro 2023 e tem uma duração de 11 horas de aulas síncronas (aulas em sala virtual, via ZOOM) e 3 horas de aulas assíncronas (período de estudo autónomo), num total de 14 horas. A calendarização das aulas síncronas (11 horas) é a seguinte:
26 Janeiro 2023 (5ª feira) — 18h00 às 22h00
27 Janeiro 2023 (6ª feira) — 18h00 às 21h30
28 Janeiro 2023 (sábado) — 9h30 às 13h00
As aulas decorrerão em Sala Virtual através do ZOOM. O limite de faltas é de 20% da carga horária, ultrapassado este limite o curso não fica concluído. As faltas justificadas não são contabilizadas para este limite.
1. DISTRIBUIÇÃO NORMAL E RESULTADOS PADRONIZADOS
— Medidas de tendência central, de dispersão, de localização e distribuição normal
— Interpretação e cálculo de medidas padronizadas (z-score, QI, resultados padronizados, nota-t, percentil, etc.)
— Efeito-chão (floor effect) e efeito-teto (ceiling effect) na interpretação dos resultados
— Diferenças significativas e percentagem na população normal entre dois testes padronizados
2. FIABILIDADE/FIDELIDADE E VALIDADE DOS INSTRUMENTOS
— Consistência interna, teste-reteste e acordo entre cotadores
— Resultado verdadeiro, resultado estimado, erros de medida e intervalos de confiança
— Validade convergente e divergente
3. TAMANHO DO EFEITO E MEDIDAS DE PRECISÃO DE DIAGNÓSTICO
— Comparação de avaliações ao longo do tempo (Reliable Change Index)
— Tamanho do efeito (d Cohen) na comparação de 2 grupos (e.g., controlo vs. clínico)
— Sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo e valor preditivo negativo
— Curvas ROC, AUC (area under the curve) e ponto-de-corte ótimo
4. ESTIMAÇÃO DE RESULTADOS OU DIAGNÓSTICO ATRAVÉS DE FÓRMULAS DE REGRESSÃO
— Regressão linear
— Regressão logística e odds ratio
5. RESOLUÇÃO DE CASOS PRÁTICOS
Este curso tem como objetivos específicos:
— Interpretar os resultados de uma avaliação psicológica estimados a partir de diversas medidas padronizadas (z-score, QI, resultados padronizados, nota-t, percentil, etc.);
— Reconhecer a importância das medidas de fiabilidade/fidelidade e de validade para uma adequada interpretação dos resultados obtidos numa avaliação psicológica;
— Conhecer e interpretar o tamanho do efeito entre dois grupos (e.g., controlo vs. clínico) e as medidas de precisão de diagnóstico para uma interpretação mais rigorosa de um protocolo de avaliação psicológica com vista a um diagnóstico clínico ou educativo;
— Compreender e calcular fórmulas de regressão linear e logística para estimar resultados ou a probabilidade de um diagnóstico.
Este curso é exclusivo para os Psicólogos (membros efetivos ou estagiários da Ordem dos Psicólogos) ou diplomados em Psicologia.
Os formandos deverão aceder à sala virtual nos dias e horas em que as aulas síncronas se encontram calendarizadas.
As aulas são realizadas através do ZOOM. Os formandos deverão, atempadamente, instalar a aplicação do ZOOM no computador e criarem o registo (apenas nas situações em que ainda não têm uma conta ou o ZOOM instalado no computador). O download e registo do ZOOM é efetuado em https://zoom.us/. Durante as aulas os formandos deverão ter a câmara ativa, de modo a permitir uma maior interação e “proximidade” entre os participantes na sala virtual.
As instruções para o acesso à sala virtual através do ZOOM ficarão disponíveis nesta página assim que proceder à inscrição/pagamento no curso (no link “Acesso à Sala Virtual e Documentos” que irá encontrar mais abaixo) e também serão enviadas por email alguns dias antes do início do curso.
Para além das aulas em sala virtual, os formandos têm ainda acesso a um manual em PDF, a artigos científicos de suporte dos temas leccionados e a vídeos, materiais e/ou outros documentos que possam ser úteis.
Consulte a nossa FAQ para obter mais informações.
No final do curso terá que realizar um teste com 10 perguntas de verdadeiro/falso ou resposta múltipla, com um tempo limite de 30 minutos para a sua conclusão. A data para a realização do teste será divulgada aquando do início do curso.
A classificação final do curso é expressa numa escala de 0 a 20 valores, em que o resultado do teste tem uma ponderação de 75% e a participação/assiduidade de 25%.
Após o termino do curso e de realizar o teste irá obter o Certificado da Formação.
Professor Doutor Octávio Moura
Doutorado em Neuropsicologia pela Universidade de Coimbra. Mestre em Psicologia pela Universidade do Porto.
Investigador Doutorado Integrado no grupo Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioral Intervention (NAAP-CINEICC) da Universidade de Coimbra. Membro do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria (PsyAssessmentLab) da Universidade de Coimbra. Colaborador da Plataforma LER do Plano Nacional de Leitura. Membro do grupo European Literacy Network (ELN) da European Cooperation in Science and Technology (COST).
Docente / Formador no Instituto CRIAP, ISPA, HOGREFE, FPCE-CPSC da Universidade de Coimbra, Universidade Europeia (entre outras instituições universitárias e formativas). Orientador de teses de doutoramento e mestrado.
Autor de livros, capítulos e artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais de reconhecido prestígio nas áreas da Avaliação Neuropsicologia, Dislexia, Hiperatividade/Défice de Atenção, dificuldades de aprendizagem e outras áreas psicológicas. Colabora como revisor científico em importantes revistas científicas internacionais e nacionais na revisão de artigos.
Coautor da Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC). Coautor na aferição/validação de vários instrumentos de avaliação psicológica para a população portuguesa (e.g., BRIEF2, BRIEP-P, BRIEF-A, PAI, CHEXI, ADEXI, TEXI, CPIC, GSE, TISES).
Coordenador de pós-graduações e docente em cursos nas áreas da Dislexia, Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção, avaliação neuropsicológica, dificuldades de aprendizagem (entre outras) em diversas instituições do ensino superior e formativas. A nível clínico trabalha na consulta de avaliação e intervenção (neuro)psicológica de crianças e jovens.
Mais informações na página pessoal do formador: octaviomoura.com
Testemunhos
O curso de Psicometria foi fundamental para rever conhecimentos básicos e iniciar uma exploração mais aprofundada de conceitos cruciais para uma prática profissional de qualidade, tanto no contexto clínico como em investigação. Realço a excelência e competência do formador, que, com um domínio total sobre a temática, uma postura totalmente disponível e uma abordagem pragmática e baseada na evidência, reforçou a importância destes conhecimentos e a mais valia que constituem na nossa prática diária.
Joana Lima